5 dicas sobre taças de vinho

5 dicas sobre taças de vinho

Taças são muito importantes para aproveitarmos ao máximo o que um bom vinho tem a dar. Mas você sabe qual, ou quais, precisa ter, de qual material, e preço? Confira cinco dicas super importantes para você escolher sem erro onde irá beber o seu vinho!

 

1 - O básico do básico: haste e vidro transparente

Taças coloridas e grossas como estas não são uma boa escolha para uma degustação de vinhos

É o começo. Existe um sem-fim de taças (como veremos neste artigo), mas o fundamental é termos uma taça de vidro transparente, com haste. A transparência permite observarmos a bebida, enquanto a haste faz com que evitemos a pega no bojo, o que pode, além de atrapalhar a observação, aquecer a bebida. 

 

2 - Cristal ou vidro, qual o melhor? 


Taças de cristal (à direita) geralmente têm um acabamento mais fino e sem borda

Depende do propósito e do uso. Se você é uma pessoa, como muitos de nós, desastrada, as taças de cristal não são a melhor alternativa, pois quebram com certa facilidade se mal cuidadas. O vidro também pode ir para a lava-louças, o que não é recomendado fazer com as de cristal. Já estas são mais leves, duráveis (mantém o brilho por mais tempo) e cristalinas, tornando a experiência e a degustação mais interessantes. Mas o que realmente importa é o formato, mais do que o material. 

 

3 - Diferentes taças fazem com que o mesmo vinho seja percebido de uma maneira diferente


Existem muitos, mas muitos, estilos de taças

É verdade. Cada vinho tem características únicas de aroma e sabor que mudam bastante conforme a taça na qual são degustados. A Riedel, fabricante austríaca, tem, em suas diversas linhas, facilmente mais de 100 diferentes tipos de taças que abrangem distintas variedades de uvas ou de estilos de vinho. Cada taça foi desenvolvida, sob a consultoria de enólogos, sommeliers e cientistas para maximizar a experiência com determinado tipo de vinho. 

 

4 - Se for ter um estilo, qual devo comprar? 


Taças no estilo Bordeaux são as mais versáteis

Como vimos no tópico anterior, são muitos estilos de taças para diferentes tipos de vinho. Isso, naturalmente, custa bem caro… Se você quer investir em um modelo único, bom para todas as horas e que funciona com vários estilos, aposte na taça estilo Bordeaux. Na nossa loja, a taça Riesling/Zinfandel da Riedel é a mais indicada para estes estilos variados. 

 

5 - Espumante em taça de vinho, pode? 

Pode, e é uma tendência cada vez maior. Muitos sommeliers e pessoas do vinho estão deixando de lado as taças específicas para espumante e consumindo suas borbulhas em taças de vinho, principalmente estas estilo Bordeaux. Como ponto positivo, a bebida fica mais fácil de ser avaliada, especialmente em relação ao aroma. Além disso, servir espumante em taça de vinho é economia na hora de lavar um conjunto de taças a mais em uma janta. Para preguiçosos como este que vos escreve, é uma ótima vantagem!

Confira o vídeo do sommelier Diego Arrebola sobre as taças e deixe o seu comentário: quais suas taças preferidas e quantos estilos você têm?

 

 


Publicação Mais Antiga Publicação Mais Recente

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos