Uvas diferentes: Saperavi, o orgulho da Geórgia

Uvas diferentes: Saperavi, o orgulho da Geórgia

Conhece a variedade Saperavi? Esta tinta é capaz de produzir deliciosos e suculentos vinhos ao redor do mundo

Saperavi é uma variedade tinta conhecida por seus vinhos profundos, potentes e longevos. Originária da Geórgia, é amplamente plantada em toda a área do Cáucaso, entre os continentes asiáticos e europeus. De amadurecimento tardio, ótima resistência ao clima frio e boa produtividade, a uva é muito utilizada em blends mas cada vez mais  está presente nas prateleiras com vinhos varietais, inclusive do Brasil.

Muita cor por fora e por dentro

A variedade faz parte de um pequeno grupo de uvas que tem também a polpa tinta. O próprio significado da palavra Saperavi, em georgiano, é “cor/tinta”. Como é de se esperar, seus vinhos tem a cor carregadíssima, retinta, surpreendendo pelo visual já na taça. Em seu país de origem, inclusive, alguns produtores substituem a denominação de vinho tinto pela de vinho negro nos rótulos elaborados apenas com Saperavi. 

Agrada no visual, no aroma e no sabor

Não é apenas a cor que é bonita. O vinho feito com a Saperavi é, no nariz e boca, igualmente interessante. Seu aroma é muito complexo, com notas de frutas negras, couro, carne crua, mentolado/alcaçuz e flores. Em boca, se destaca pelo ótimo corpo, untuosidade, taninos marcantes e também por uma destacada acidez. São vinhos, por estas características, que tendem a envelhecer muito bem, tendo não raro uma capacidade de consumo superior aos 10 anos.

Saperavi no Brasil? 

Por todos seus predicados, a Saperavi está sendo cada vez mais difundida. No Brasil, talvez o único vinho varietal feito com a Saperavi é feito em Bento Gonçalves pelos quatro jovens enólogos da Aventura Garage Wines.

Vinificado com uvas provenientes de Veranópolis, na Serra Gaúcha, o Saperavi tupiniquim é elaborado com longa maceração das cascas, por duas semanas, e passa 14 meses em contato com tábuas de carvalho francês e americano. 

O vinho é excelente e surpreendente. Tem muita cor, é muito complexo em seus aromas, com notas de frutas negras como amora, cassis e cereja, de carne, café, hibisco e caramelo. Na boca, tem grande volume, taninos macios e persistentes e acidez viva.  

Harmonizando o Saperavi

Pela sua estrutura, os vinhos elaborados pela Saperavi são perfeitos para massas com molhos elaborados, como putanesca ou bolonhesa, carnes de caça e cozidos à base de carne vermelha. 

Como saber se vou gostar? 

Se você é fã de grandes e opulentos vinhos, como Syrah e Cabernet Sauvignon, e de blends de regiões mais quentes como Apalta, no Chile, e Douro, em Portugal, pode ir sem erro. A Saperavi é para você!  

 


Publicação Mais Antiga Publicação Mais Recente

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos