Três receitas de cremes para você harmonizar com vinhos

Três receitas de cremes para você harmonizar com vinhos

Cremes são uma das melhores companhias dos vinhos no frio do inverno. Aprenda a fazer três receitas super fáceis e harmonizá-las com vinhos!

Se tem frio, precisa ter comida quente. E o inverno é a temporada oficial de sopas, caldos e cremes - além do vinho, é claro! Por isso, selecionamos algumas das mais tradicionais receitas de cremes para você fazer na sua casa e harmonizar com os nossos vinhos! Vamos lá? 

As receitas são super práticas e simples pois, bem, cremes e caldos devem ser super práticos e simples! Além de fáceis, podem ser congelados e rapidamente aquecidos quando a gente mais precisa. Pegue faca, panela, liquidificador e sua taça de vinho, pois vamos aprender a fazer cremes de abóbora, ervilha com bacon e cogumelos!

Um bom caldo, a base de tudo!

Caldos, além de fazer deliciosas sopas, também podem servir de base para o seu creme, dando um sabor mais pronunciado quando os utilizamos no lugar de água. E fazer caldo é, basicamente, ter paciência, pois não é preciso nem de técnica nem de ingredientes caros. 

Um caldo de legumes é a base de todos os outros, e pode ser feito cozinhando-se aparas de cenouras, cebolas, alho e tempero verde - basicamente, salsa e cebola verde - em água por cerca de 45 minutos após a fervura, em fogo brando. Aparas? Sim. Caldos não necessitam de legumes novos. Portanto, cascas de cenoura, pedaços de cebola que iriam fora, folhas de alho-poró, tudo serve. Utilize, para cada litro de água, aproximadamente 250g de aparas diversas.

Para fazer um caldo de frango, podemos partir da mesma base de legumes e adicionar 250g de frango. Da mesma maneira que os legumes, não é preciso comprar um peito de frango para o caldo: uma carcaça de frango assado, com muito osso e cartilagem, é excelente. Cozinhe tudo isso junto por cerca de duas horas e meia, bem devagar, e está pronto. 

Parece muito tempo? A panela de pressão pode cortar minutos preciosos. Um caldo de frango, após a panela pegar pressão, fica pronto em cerca de uma hora e quinze minutos. Mais uma dica importante: se o caldo ficar muito gorduroso, guarde-o na geladeira de um dia para o outro e retire a camada de gordura que fica no topo, mantendo só o líquido abaixo. 

Creme de abóbora (ou moranga): uma doce receita do inverno!

Fazer ou não o caldo é escolha sua: o importante, mesmo, é fazer os cremes! Um dos mais clássicos - e fáceis - de fazer é o creme de abóbora ou de moranga. Ele praticamente se faz sozinho! Além de poucos e baratos ingredientes, eles podem ser facilmente substituídos, alterando o gosto, textura e sensação!

Detalhe sem importância, mas curioso: o que no vídeo eu chamo de moranga é, na verdade, uma abóbora cabotiá. Para efeitos de receita, não há diferença de gosto usando uma ou outra. 

Ingredientes: 

Azeite de oliva q.b. (quanto baste)

1/2 cebola picada

1 dente de alho picado

1 pedaço (5cm) de gengibre picado

1/2 moranga ou abóbora

300ml de leite de côco

Sal 

Pimenta

Método: 

Aqueça 2 colheres de azeite de oliva em uma panela e doure aí a cebola. Em seguida, doure o alho e o gengibre, por cerca de 2 minutos. Coloque a moranga picada, refogue um pouco, acrescente água (cerca de uma xícara), tampe a panela e cozinhe até amolecer. Se precisar mais água, acrescente. Quando estiver macia, passe para o liquidificador e bata junto com o leite de côco. Volte para a panela para manter aquecido, tempere com sal e pimenta e sirva, decorado com sementes de gergelim preto. 

Dica: você pode substituir o leite de côco por outro leite vegetal, por leite de vaca ou mesmo nata. Qualquer destas trocar vai trazer mudanças no sabor, mas fica igualmente gostoso!

Harmoniza com quê? O creme de abóbora vai bem com brancos perfumados e de acidez média, como Regateiro Jr, tintos frutados e mais leves, como o NOBS Cabernet Sauvignon, ou mesmo com um gostoso espumante Brut como o RH Espumante Brut!

Creme de ervilhas com bacon: cringe mas a gente gosta!

Cringe é algo que causa vergonha alheia nos mais jovens. Creme de ervilha possivelmente seja cringe, mas não estamos preocupados com isso, pois é muito bom. Com bacon, só melhora! Da mesma forma que o de abóbora, são poucos ingredientes e o método é muito simples. 

Ingredientes:

1 pacote de ervilha congelada (300g)

1 dente de alho

1/2 cebola picada

1/2 litro de caldo de frango

100g bacon

1 folha de louro

Sal 

Pimenta

Método: 

Frite o bacon picado até dourar e ficar crocante. Retire e reserve. Na gordura que sobrou na panela, refogue a cebola e, na sequência, o alho. Acrescente a ervilha, a folha de louro (que no vídeo eu esqueci…) e o caldo. Tampe a panela e cozinhe até a ervilha ficar macia, cerca de 15 minutos. Quando pronta, bata no liquidificador, acerte sal e pimenta e sirva, com o bacon por cima. 

Dica: se você usar ervilhas frescas, deixe de molho antes por cerca de duas horas. O tempo de cozimento também vai mudar, aumentando para uns 40 minutos. 

Harmonização: o creme de ervilha harmoniza muito bem com tintos jovens e de corpo médio, com boa fruta, como o Tapiz Joven Malbec, o GO UP Reserva Carménère ou o Ola Po Merlot

Creme de cogumelos, a sopa sofisticada

Cogumelo é bom e a gente gosta. E como tudo dá para colocar no liquidificador e transformar em creme, por quê não os fungos? Com mais ingredientes, o segredo aqui é o tipo de cogumelo que se usa, pois cada um vai dar um gosto diferente. 

Ingredientes:

1 alho-poró picado

1/2 cebola picada

1 cenoura picada

2 batatas médias em cubos

1 dente de alho

200g de cogumelos variados (pode ser um mix de frescos e secos)

2 folhas de sálvia

1 taça de vinho tinto

Sal 

Pimenta

Método: 

Em uma panela, com azeite ou manteiga, doure a cebola, o alho-poró e a cenoura por 5 minutos. Em seguida, doure o alho. Quando pronto, coloque os cogumelos picados e sue eles até diminuírem de tamanho (se for só cogumelo seco, pule esta etapa). Coloque o vinho tinto e a sálvia e cozinhe até o vinho evaporar quase por completo. Acrescente a batata cortada em cubos, coloque água e cozinhe até ficar macia. Quando pronto, leve para o liquidificador e bata até ficar cremoso, acertando o ponto com mais água se precisar. Volte para a panela, bote sal e pimenta e sirva!

Dicas: se você for usar só cogumelos secos, reduza o volume em peso por 8 vezes, que é mais ou menos o que um cogumelo perde de água na secagem. Não precisa hidratar antes de colocar na panela, já que você vai colocar água e cozinhar. 

Harmonização: rico em umami, o creme de cogumelos pede tintos com muita fruta, bom corpo e acidez média, como o Perereca do Monte, o Pedra Cancela Seleção do Enólogo Tinto e o Luna Syrah

Gostou das receitas? Então mãos à massa, ou melhor, ao creme, e bom apetite. 

 


Publicação Mais Antiga Publicação Mais Recente

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos