Sopas e Vinhos: aqueça seu inverno com a Açorda Alentejana

Sopas e Vinhos: aqueça seu inverno com a Açorda Alentejana

Diversas regiões têm nas sopas a base da sua dieta. Confira a história e receita da Açorda Alentejana e saiba como harmonizá-la com vinho

No friozinho do inverno, sopas, cremes e caldos dão o conforto necessário ao nosso corpo. Muitas vezes, as receitas são muito simples, como a da açorda alentejana, um prato tradicionalíssimo desta região portuguesa. 

História: um caldo sinônimo de subsistência

A açorda supostamente nasce da cozinha árabe, que teve grande influência na península ibérica na antiguidade. A origem da palavra remete à molhar o pão em um caldo aromático, buscando lhe dar sabor. 

Nada mais adequado à prática, pois a açorda é justamente isso: pão e caldo, e um caldo muito simples. Comida camponesa, de subsistência, possivelmente surge na necessidade de se aproveitar ao máximo o pão velho, já endurecido, amaciando-o em um caldo básico. 

Como fazer: pouquíssimos ingredientes e muito gosto

A base da açorda alentejana é simples: água, alho, coentro, azeite, sal, pão e ovos. Conforme a disponibilidade financeira das famílias, era enriquecida com embutidos, carnes diversas ou mesmo bacalhau. 

O único equipamento necessário é um pilão ou, como dizem os portugueses, almofariz, que vai reduzir a uma pasta o coentro, o alho e o sal, formando, com o azeite, a azeiteira ou sopa-mãe, base para a adição de qualquer outra coisa que a gente queira. 

Receita (para 4 pessoas)

1/2 maço de coentro

3 dentes de alho

4 colheres de sopa de azeite de oliva

1/2 colher de sopa de sal grosso

4 ovos

4 fatias de pão tradicional, “massudo”

Pimenta

1,5l de água

Método

Coloque a água para ferver em uma panela. Em um pilão, coloque o sal, o coentro e o alho e soque até virar uma pasta (se não tiver pilão, dá para usar liquidificador ou mixer, mas a pasta não fica tão reduzida). Quando a água estiver fervendo, reduza o fogo, quebre os ovos e coloque, com cuidado, um a um na água. Eles deverão cozinhar ali por 3 a 4 minutos, ficando com a gema mole. Tire-os da água com a ajuda de uma escumadeira e reserve. 

Em seguida, coloque a pasta de coentro no fundo de uma tigela, sopeira ou panela mesmo. Acrescente o azeite e jogue a água os ovos foram cozidos por cima e misture bem. Coloque o pão cortado em tiras por cima do caldo, os ovos por cima do pão, decore com mais um fio de azeite e pronto!

Harmonização: cuidado com o ovo, o alho cru o coentro

Apesar de simples, a açorda tem três pegadinhas na harmonização, que são os ovos, o alho cru e o coentro. Enquanto o ovo envolve a boca com sua - deliciosa - gema, o coentro têm o aroma que muita gente não gosta e o alho, a pungência.

É difícil encontrar um vinho que consiga casar perfeitamente com isso. Podemos, então, partir para uma combinação regional, com vinhos e comidas do mesmo local. O Tapada do Coronel Vinho de Talha é elaborado em grandes ânforas de barro - as talhas - no Alentejo, seguindo uma prática ancestral de elaboração com mínima intervenção. 

Seu sabor tradicional, levemente oxidativo, faz uma boa companhia a um prato igualmente antigo, como dois velhos e bons amigos que se reencontram com o passar dos anos. 

 


Publicação Mais Antiga Publicação Mais Recente

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos