Receita para o Dia dos Pais: Paleta de Cordeiro com Molho de Iogurte e Hortelã

Receita para o Dia dos Pais: Paleta de Cordeiro com Molho de Iogurte e Hortelã

Fácil, esta receita de forno é ideal para um almoço com o seu pai!

 

O cordeiro, ou ovelha, como é chamado no Sul do Brasil, é uma carne ainda pouco consumida pelos brasileiros mas muito saborosa. A paleta, corte dianteiro do “ombro” do animal, é uma de suas partes mais saborosas, ainda mais quando cozidas lentamente ao forno ou na churrasqueira. 

Esta receita super simples leva poucos ingredientes, não exige preparo antecipado e fica cozinhando ao forno enquanto você dá os parabéns ao seu pai e já vai tomando aquele vinho. Confira a receita: 

Ingredientes

1 paleta de cordeiro (vai pesar entre 700g e 1200g, em média)

6 cebolas médias com a casca

1 cabeça de alho inteira

1 bulbo de funcho (pode ser substituído por 2 alhos-poró ou por cebola roxa)

500g de mandioquinha (ou mandioca ou batata inglesa)

2 ramos de alecrim

Azeite de oliva

Sal 

Pimenta

Para o molho

1 maço de hortelã

1 dente de alho

1 pote de iogurte natural sem açúcar

1 limão

Método

Tempera a paleta apenas com sal, pimenta e azeite de oliva. Como o molho de iogurte tem bastante personalidade, não queremos brigar com o seu sabor. Acomode a paleta em uma assadeira e coloque os legumes, picados irregularmente, embaixo e à volta da paleta, tempere com mais sal e azeite, coloque os ramos de alecrim por cima, feche bem com alumínio e leve ao forno a cerca de 250ºC por meia hora. 

Enquanto isso, faça o molho. Pique bem o hortelã, o alho e coloque em um pilão com uma pitada de sal. Reduza tudo a uma pasta. Adicione o iogurte, tempere com sal, pimenta, limão e azeite de oliva e pronto!

Passados os 30 minutos, reduza a temperatura do forno para 180ºC e asse, ainda coberto com alumínio, por cerca de uma hora e meia, até que a carne esteja soltando do osso. Retire o alumínio e finalize, por mais 20 a 30 minutos, para dar uma dourada na carne. 

Harmonização 

A harmonização com cordeiro pede vinhos quentes, com notas de especiarias, mas equilibrados em madeira. Ótimas opções são o Luna Syrah, o Sericaia Tinto e o Tapiz Alta Cabernet Franc. Saúde e Feliz Dia dos Pais!

 


Publicação Mais Antiga Publicação Mais Recente

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos