Dia do Cocktail: 5 dicas para preparar os melhores drinks com vinho

Dia do Cocktail: 5 dicas para preparar os melhores drinks com vinho

Na semana do Dia do Cocktail, uma ótima desculpa para bebericar é aproveitar vinhos e espumantes para criar deliciosos drinks. Confira nossas dicas para melhor aproveitar seus rótulos.

Nem só de degustações, giros de taça e varietais vive o mundo do vinho. A nossa bebida favorita também pode, e deve, ser utilizada para fazer ótimos drinks. Mas qualquer vinho ou espumante pode ser utilizado para as misturas? Não, e esta é a nossa primeira dica.

1- Guarde as melhores garrafas longe das misturas (e dos cunhados)

Um coquetel é uma mistura, onde buscamos combinar as bebidas para alcançar os melhores gostos. Portanto, um vinho de safra antiga, um espumante safrado ou um Porto com indicação de idade não são as melhores opções para drinks onde o seu sabor será diluído. Por exemplo, ao preparar um Portônica, o tradicional Porto com água tônica, evite usar aquele Andresen 20 anos guardado na adega. Prefira o Cambridge Ice, um Porto branco de excelente qualidade e que vai muito bem como ingrediente.

2- Não use os melhores, mas não use os piores!

Se não vamos usar os melhores vinhos, também não use nada que não iria beber sozinho. É como usar cachaça de garrafa plástica para fazer caipirinha... Mantenha um nível decente de qualidade e utilize vinhos que estariam na sua taça.

3- Ao adaptar uma receita, use o vinho mais próximo possível do original

Grande parte das receitas de coquetéis com vinho foi criada ou está disponível em sites ou livros originalmente estrangeiros. É interessante pensar em vinhos que sejam fieis aos originais, mesmo não tendo exatamente os mesmos rótulos ou vinhos das mesmas regiões. Por exemplo, a tradicional Sangria pede vinhos frutados, de médio-corpo e ligeiramente quentes. Se não temos um Tempranillo ou Garnacha espanhóis, que tal utilizarmos um Bonarda argentino, um Carménère chileno ou um vinho em lata da Arya? Aliás, misturando o Arya Tinto com uma parte igual de água com gás, gelo e limão, temos um belo tinto de verano espanhol!

4- Espumantes são grandes amigos dos drinks (e nossos também!)

Já versáteis nas harmonizações, os espumantes são excelentes companheiros para a preparação de drinks, inclusive dos mais fáceis. Tem uma garrafa de RH Brut em casa? Misture com partes iguais de suco de laranja e temos uma Mimosa. Achou aquele licor de Cassis escondido na adega? Pegue uma colher de sopa bem cheia dele, coloque em uma taça flûte, complete com espumante e beba seu Kir Royale. Spritz? Facinho! Uma parte de água com gás, duas de Aperol, três de espumante e uma rodela de laranja para decorar.

5 – Tente, invente, faça um noventa e... Digo, crie seu próprio coquetel!

Sempre dá para adaptar um coquetel que não peça vinho na receita original ou mesmo criar o seu. As dicas acima são muito úteis para isso, e você pode facilmente descobrir novos sabores ou ficar bem contente tentando. Não se sente confiante? Então confere a receita do drink Eden GO UP criada pelo mixólogo Ed Ortiz:

Coquetel Eden Go Up: receita de Ed Ortiz, @suavecoisanenhumarecife

Ingredientes

50 ml de Gin
100 ml de Go Up Sauvignon Blanc
40 ml de Xarope de Flor de Sabugueiro (Elderflower)
15 ml de Sumo de Limão Siciliano
1 Sachê de Chá de Erva Cidreira

Modo de preparo

Faça uma infusão do chá de erva cidreira no Gin (escolha o gin de sua preferência), reserve.

Em uma taça de vinho com bastante gelo adicione; o gin, em seguida o vinho Go Up Sauvignon Blanc e os demais ingredientes.
Mexa bem com o auxílio de uma colher bailarina e decore com o sachê do chá, uma fatia de limão siciliano e um ramo de hortelã.

 

 

 


Publicação Mais Antiga Publicação Mais Recente

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos