5 dicas para conservar seu vinho depois de aberto

5 dicas para conservar seu vinho depois de aberto

Abriu aquele vinhozinho e queria tomar apenas uma taça? Confira cinco dicas sobre como conservá-lo após aberto

Nada melhor do que abrir um bom vinho, a qualquer hora, sem cerimônia! Só que, às vezes, a gente quer beber uma tacinha só e ficamos com a garrafa aberta. Jogar fora? Nem pensar! Confira as cinco dicas da Total Vinhos para manter seu vinho bom para beber mesmo depois de aberto. 

1 - Abriu? Guarde na geladeira

Vinho aberto, de qualquer tipo, se guarda na geladeira. Ainda que possa parecer estranho gelar tintos, especialmente os encorpados, a temperatura mais baixa do refrigerador vai reduzir a velocidade das reações químicas que o vinho sofre depois de aberto. Na hora de consumir, o ideal é deixar o vinho voltar à temperatura de consumo ideal. No caso dos tintos, basta deixá-los fora da geladeira por alguns minutos. 

2 - Evite a todo custo o contato excessivo com o oxigênio de maneiras simples…

Deixar o vinho livre de oxigênio após sua abertura é virtualmente impossível. E é fundamental que ele fique o menor tempo possível em contato com o ar, pois seu vinho pode acabar virando vinagre. Não deixar a garrafa destapada e conservar o vinho na posição vertical são as formas mais simples de se fazer isso. 

3 - Afaste o oxigênio com gadgets específicos

Também é possível reduzir o contato com o ar com acessórios específicos para isso. As bombas do tipo vacuvin criam uma espécie de vácuo na garrafa, bombeando o ar para fora e selando com uma rolha específica. Se tiver dinheiro sobrando e a ideia for abrir garrafas mais caras, um Coravin pode ser a saída. 

4 - Espumantes também precisam de cuidados

Espumantes também podem ser abertos e guardados para outra hora. Aqui, a melhor solução é utilizar as tampas específicas para espumante, que prendem firme na garrafa e aguentam a pressão que a bebida continua exercendo. 

5 - Após aberto, beba o quanto antes!

Mesmo que a ideia seja fazer a garrafa durar mais, o vinho invariavelmente vai acabar estragando  - virando vinagre ou perdendo as borbulhas - depois de aberto. Por experiência própria da equipe Total Vinhos, os rótulos, depois de abertos, ficam ainda bons por cerca de 4, 5 dias. A última dica, portanto, é consumi-lo o mais rápido possível. Seu paladar vai ser o melhor juiz sobre como o vinho vai estar.

Último, mas não menos importante: mesmo avinagrado ou sem borbulhas, o vinho não deverá fazer mal algum a quem o beber. Só não estará mesmo muito bom. 

 


Publicação Mais Antiga Publicação Mais Recente

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos